Terminou na tarde de domingo passado a primeira Caminhada Literária organizada pela Associação do Caminho Real da Madeira.
Com origem no Paul da Serra, os 70 caminheiros participantes percorreram 10 km do Caminho Real 28, em sentido descendente até à Ponta do Sol, com acompanhamento literário a cargo do escritor madeirense Cristiano Pestana. Este historiador contextualizou o percurso sob a efígie do tema "No Trilho dos Guanches", partilhando resultados da sua investigação única sobre os povos “Guanches”, provenientes da Ilha de Tenerife, e a sua relação com os Descobrimentos, a Ordem de Cristo, os Reis Católicos e a colonização da Madeira.
Esta temática centraliza o enredo da segunda obra deste autor, intitulada “Uma Aura Atlântica”.
Cristiano Pestana, através do seu romance, preenche o vazio histórico acerca das Canárias na época que decorre entre 1420 e 1480. As primeiras palavras como escritor foram lavradas no seu primeiro livro, “Crónicas de Pores-do-sol”, publicado em Fevereiro de 2013. Configura-se como romance histórico, á volta de locais e episódios taxativos da formação de Portugal, ao longo de vários séculos, partindo do século XV.
O Caminho Real 28, ligando o porto da Ponta do Sol à vila nortenha de São Vicente, constituía uma importante rota comercial alternativa à exigente cabotagem marítima.
A organização de transporte teve o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol, que disponibilizou um autocarro.