Clipping do artigo no DN sobre a Eco Caminhada da ACMR e Decathlon (25/5/2019).

 

 

A Associação do Caminho Real da Madeira aprovou, em Assembleia Geral, decorrida na Casa da Cultura de Santa Cruz, o plano de actividades e o orçamento para o ano de 2019, bem como a prestação de contas de 2018.

As três dezenas de sócios presentes aprovaram por unanimidade todos os pontos da agenda, incluindo o plano de actividades pretende continuar o trabalho com vista à promoção dos Caminho Reais como ponto-chave para a Madeira enquanto ‘Smart Destination’ (Destino Inteligente) em Turismo.

Um objectivo que será atingido através de uma plataforma própria, com parceiros que operem em sintonia com o conceito de Smart Tourism e de informação digital sobre os Caminhos Reais.

Nesta plataforma, será possível aceder a informações diversas, como rotas centenárias existentes na ilha da Madeira, património histórico, etnográfico, cultural, arquitetónico e natural existente nessas rotas, serviços e facilidades existentes ao longo das rotas centenárias, bem como as precauções a tomar.

A ideia passa por poder alcançar a classificação do Caminho Real da Madeira como património de Interesse Público, manter diligências junto das autarquias sobre a importância da classificação do Caminho Real como Sítio de Interesse Municipal, divulgar a Credencial e o Passaporte do Caminho Real, promover a II Conferência do Caminho Real da Madeira, continuar a preparação de candidatura do Caminho Real 23 a Grande Rota e consolidar a rede de parceiros do Caminho Real.

Como objectivos há ainda os protocolos com entidades turísticas e comerciais, a organização de 4 eventos culturais (música/dança/teatro/outros) em percursos dos Caminhos Reais da Madeira, bem como a organização da III Volta à Madeira pelo Caminho Real 23.

Tudo isto para conferir notoriedade ao Caminho Real da Madeira através de convites a personalidades nacionais ou estrangeiras dando a conhecer as suas maravilhas.

O segundo aniversário da Associação do Caminho Real da Madeira foi igualmente discutido em Assembleia Geral, tendo Miguel Silva Gouveia aproveitado a ocasião para divulgar a próxima actividade marcada para o dia 17 de Fevereiro, nomeadamente, uma caminhada pela freguesia do Caniço, almoço e um concerto no Fortim do Porto Novo.

Visita guiada ao património cultural de Santa Cruz

Após a Assembleia Geral, o historiador Emanuel Gaspar conduziu os associados numa visita ao principal património histórico e cultural de Santa Cruz, passando pela Quinta do Revoredo, Capela de Santo Amaro e Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz.

27 JAN 2019

https://www.dnoticias.pt/madeira/associacao-do-caminho-real-da-madeira-traca-plano-de-actividades-para-2019-EJ4290024

A I Conferência do Caminho Real da Madeira será no próximo dia 1 de Dezembro.

É nessa data que a Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM), que tem por missão a promoção, defesa e valorização destas rotas centenárias da Região, organizará a Conferência, no Centro Cultural John dos Passos, concelho da Ponta do Sol.

Segundo uma nota de imprensa, a iniciativa propõe-se a uma reflexão participada, não só sobre a identidade deste património madeirense e todo o contexto idiossincrático que o caracteriza ao nível das tradições e da etnografia, mas também sobre o valor acrescentado que o mesmo pode proporcionar, quer pela criação de ofertas turísticas complementares, quer na dinamização do tecido económico local.

A conferência visa agregar conhecimento histórico sobre estes caminhos centenários, perceber os desafios que se apresentam na sua preservação e valorização e apontar caminhos ao futuro do Caminho Real. A Associação do Caminho Real da Madeira deixa o convite a todos os madeirenses e interessados por esta temática a participarem no evento cuja entrada é livre.

O programa que contará com 10 convidados distribuídos por dois painéis terá a seguinte composição:

Sábado, dia 1 de Dezembro de 2018 | Centro Cultural John dos Passos, Ponta do Sol

09:00 – Recepção dos Convidados

09:30 – Sessão de Abertura

10:00 – Painel I – identidade

Moderadora:

Sónia Silva Franco (Arteleia)

Oradores Convidados:

Eduardo Costa – Produções Audiovisuais

Sílvia Sofia Sousa – Investigadora

Emanuel Gaspar – História da Arte

Filipe Dos Santos – Estudos Locais e Regionais

11:15 – Intervalo

11:30 – Painel II – valor

Moderador: Miguel Silva (JM-Madeira)

Oradores Convidados:

Roberto Santa Clara – Associação de Promoção da Madeira

Sara André – Madeira Native Motion

Manuel Lira Correia – Full Experience

Rosa Teixeira – Entusiasta Caminho Real

12:45 – Sessão de Encerramento

A conferência conta com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol, da Direcção Cultural da Cultura e da Associação Retoiça.

 

https://funchalnoticias.net/2018/11/25/i-conferencia-sobre-o-caminho-real-da-madeira-a-1-de-dezembro-na-ponta-do-sol/

“Terminou na passada sexta-feira a primeira Volta à Madeira pelo Caminho Real 23 promovida pela Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM). A iniciativa contou com a participação de 35 pedestrianistas, dos quais 6 cumpriram a totalidade dos 197 km do percurso, percorrendo entre 7 e 14 de Abril as 37 freguesias por onde passa o Caminho Real 23”, informa a Associação do Caminho Real da Madeira.

Um dos objectivos, revela o presidente Miguel Silva Gouveia, foi “a dinamização as microeconomias locais, auxiliando a criação de emprego e o combate à desertificação das freguesias menos urbanas. Nesta iniciativa foram privilegiadas as estadias em alojamento local e a alimentação em restaurantes, snack-bares e mercearias existentes nos sítios em torno do Caminho Real 23. Contas feitas à iniciativa, e com todas as despesas incluídas, cada caminheiro que cumpriu os 8 dias de percurso pernoitando nas localidades, contribuiu com cerca de 350€ para a economia local.”

“O sucesso da primeira iniciativa e o interesse manifestado por vários entusiastas do pedestrianismo em cumprir o Caminho Real 23 levará a ACRM a promover mais uma ‘Volta à Madeira’ ainda este ano, previsivelmente no início do Verão.”

16 ABR 2017

https://www.dnoticias.pt/madeira/i-volta-a-madeira-pelo-caminho-real-23-deu-350-euro-a-economia-local-por-caminheiro-DF1236252

Breathtaking views

sábado, maio 25, 2019
Clipping do artigo no DN sobre a Eco Caminhada da ACMR e Decathlon (25/5/2019).
domingo, janeiro 27, 2019
A Associação do Caminho Real da Madeira aprovou, em Assembleia Geral, decorrida na Casa da Cultura de Santa Cruz, o plano de actividades e o...
sexta-feira, janeiro 12, 2018
A I Conferência do Caminho Real da Madeira será no próximo dia 1 de Dezembro. É nessa data que a Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM), que...
domingo, abril 16, 2017
“Terminou na passada sexta-feira a primeira Volta à Madeira pelo Caminho Real 23 promovida pela Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM). A...
terça-feira, abril 04, 2017
A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) promove, a partir da próxima sexta-feira dia 7 de Abril, uma volta à ilha pelo CR23, com a duração de...
quinta-feira, março 16, 2017
Quer defender, valorizar e promover os centenários caminhos que encerram em si um património histórico, etnográfico, cultural, arquitetónico e...
Terminou na tarde de domingo passado a primeira Caminhada Literária organizada pela Associação do Caminho Real da Madeira. Com origem no Paul da Serra, os 70 caminheiros participantes percorreram 10...
O Caminho Real 28 será palco da primeira Caminhada Literária sob o mote "No Trilho dos Guanches" onde percorreremos cerca de 10 km entre o Paul da Serra e a vila da Ponta do Sol. A caminhada contará...
A Final regional do Polientrepreneurship Innovation Network (PIN), projeto do Ensino Superior Politécnico e integrado no projeto de empreendedorismo da Universidade da Madeira (UMa), decorreu a 26...
A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) promove no próximo Domingo, dia 26 de Maio uma caminhada pelo Caminho Real 24, em parceria com a Decathlon Funchal. Este evento está integrado na...